sábado, 24 de março de 2012

Vitória....para nossa alegria!!!!


Senhores, finalmente o Madureira venceu!!!
Para nossa alegria, o tricolor suburbano venceu o Boavista em Conselheiro Galvão pelo placar de 3 x 1 com 2 gols de Zé Carlos e 1 de Caio.
Amanhã análise e comentários do jogo. Aguardem...


quarta-feira, 21 de março de 2012

Recordar é Viver: Em 2011 Madureira bate Boavista de virada e se livra do rebaixamento

Estréia da nova coluna : RECORDAR É VIVER
Nesta coluna lembraremos fatos que aconteceram com o Madureira em competições anteriores, podendo ser fatos do passado recente como 1 ou 2 anos atrás, ou fatos muito antigos como dos primórdios da história do clube.



Rio de Janeiro, 09 / 04 / 2011  - Madureira bate o Boavista de Virada e permanece na Série A.

Era um dia de muita expectativa nas cercanias do bairro mais populoso do Rio. O Tricolor Suburbano havia começado mal sua jornada no estadual de 2011 tendo conquistado apenas uma vitória na Taça Guanabara. O segundo turno porém, foi melhor. Uma semana antes do acontecido, o América, lanterna do campeonato na ocasião, havia sido derrotado pelo Madureira em Conselheiro Galvão e estava rebaixado com 2 rodadas de antecedência. A vice-lanterna do campeonato era da Cabofriense, mas alguns outros times tinham ainda chances matemáticas de cair. Um desses times era o nosso Madureira. Depois da vitória sobre o América, mais 3 pontos deixariam o tricolor completamente livre de qualquer risco de queda. Por isso, a torcida, agitada e apreensiva, comparecia em bom número ao estádio naquele saudoso 9 de abril. 
O Boavista, adversário daquela partida, havia sido vice-campeão da Taça Guanabara (Eliminou o Fluminense na semi-final nos penaltis e perdeu a final para o Flamengo por 1 x 0) e ainda sonhava em repetir o feito na Taça Rio, mas para isso seria preciso vencer o Madureira. 
Não faltou nenhum ingrediente necessário para um jogo polêmico e emocionante.
Com os dois times buscando a vitória, o expectador que compareceu ao Aniceto Moscoso via um jogo bem jogado e bastante disputado. Aos 27 da etapa inicial, o juiz inventou um pênalti para o time da Região dos Lagos. O jogador do Madureira havia entrado de carrinho de maneira limpa, tocando na bola, mas o soprador de apito optou por marcar a suposta infração. Paulo Rodrigues cobrou a penalidade e não deu chances ao nosso goleiro Cléber: Boavista  1 x 0 !
Os corações tricolores presentes começavam a pulsar mais agitadamente. O nervosismo se abatia sobre Conselheiro Galvão. Será que os Deuses do futebol não deixariam o Madureira escapar do rebaixamento? Será que o tricolor teria que decidir sua permanência na Série A na última rodada jogando contra o Resende no Estádio do Trabalhador?
Com a desvantagem no placar, nosso imortal tricolor buscava o ataque, mas não podiam contar com uma boa arbitragem que insistia em não marcar nada a favor do Madureira e tudo a favor do Boavista. Sendo assim, o primeiro tempo terminou com a vitória parcial do time verde.
A segunda etapa veio para mostrar que muitas emoções ainda estavam por vir. Para piorar nossa situação, o árbitro expulsou Abedi! Parecia o fim! 
Mas apesar da desvantagem numérica, o Madureira se mostrou valente e guerreiro jogando para cima do adversário. Quem olhasse nem perceberia que o Boavista tinha um jogador a mais!
Apesar da valentia de ambas as equipes que faziam do jogo um verdadeiro espetáculo, o árbitro Felipe Gomes Silva continuava deixando de marcar qualquer infração a favor do time da casa e todas a favor do visitante. A torcida do Madureira se irritava e aos poucos até mesmo nosso presidente Elias Duba ia perdendo a paciência. O auge do nervosismo se deu na parada técnica por volta dos 20 minutos, quando nosso presidente entrou no campo e, colocando o dedo na cara do árbitro, tirava satisfações com ele e com seus auxiliares. A torcida, sentindo-se mais inflamada com a presença do presidente no gramado logo começava a gritar: "Duba! Duba! Duba!", dando força ao dirigente para que cobrasse uma boa atuação do juiz.
Após este fato, o árbitro passou a marcar as infrações a favor do Madureira e apitar corretamente o jogo. 
O tecnico Antônio Carlos Roy, lançou o atacante Maciel no time do Madureira. Aos 33, o goleirão Cleber deu um chutão na pelota que sobrou para Maciel. O atacante tricolor disparou com velocidade e tocou na saída do goleiro empatando o jogo! Gritos e comemorações nas arquibancadas! O dia parecia clarear para torcida madureirense!
Aos 38, o juiz expulsou um atleta do Boavista deixando os dois times em igualdade numérica. Com isso, o Madureira encontrou mais espaço para jogo e aos 45 minutos, perto do fim da partida, Valdir cobrou escanteio e deixou a bola na cabeça de Douglas Assis que mandou a pelota para as redes: Virada tricolor! Vitória na raça! Um 2 x 1 que deixou a torcida em êxtase e acabou de vez com qualquer risco de rebaixamento para o Madureira.


Conto hoje, com saudade, sobre esta emocionante partida, pois no próximo sábado, 24 de março de 2012, enfrentaremos novamente o Boavista em Conselheiro Galvão em jogo de fundamental importância para afastar o risco de rebaixamento. Desta vez, nossa situação está pior que no ano passado. A vitória não nos livra totalmente da queda. Porém, o confronto de 2011 que narrei aqui foi realizado na 7ª rodada da Taça Rio, e este confronto do próximo sábado será apenas a 5ª rodada do mesmo torneio.
Se a vitória não nos livra por completo ainda, tenho certeza que seria um grande passo rumo a permanência na Série A.
Infelizmente nosso time atual muito difere deste time de 9 de abril do ano passado. Não tanto nos nomes, mas principalmente na disposição. Enquanto nosso time atual parece rifar a bola de maneira displicente como se estivessem todos sem a menor vontade de jogar e pensando no que fazer depois da partida, o time do ano passado mostrou um fantástico poder de superação, nunca deixando de acreditar e lutando até o fim para conquistar a vitória! Fazendo uma analogia com a literatura brasileira, se nosso time do ano passado era um Peri, o time atual é um Macunaíma.

9 de abril de 2011 foi um dia muito bom para o Madureira e para mim. Na ocasião do jogo conheci o Diego, grande companheiro de torcida e de cerveja com quem sempre faço a tradicional resenha esportiva pós-jogo dentro do 639.  No mesmo dia conversei pela primeira vez com o "Surdinho", um dos mais tradicionais torcedores do Madureira e grande figura que além de apoiar o time, provoca grandes risadas na torcida ao longo do jogo com seus comentários.
Ainda neste mesmo dia, após o jogo, com a alegria da vitória, parti para o outro lado da linha do trem, onde encontrei minha amada que hoje não vejo mais. Na época, tudo estava bem.
Seja pela magistral vitória tricolor, seja pela minha amada....o certo é que 9 de abril de 2011 deixa muitas saudades....mas em meio as saudades, resta a esperança de que se houve um dia como este que vos falo, outros como ele poderão vir....e trarão, se não a minha amada de volta para mim, momentos de superação para o glorioso Madureira Esporte Clube nos dias futuros que como nos dias passados, ao contrário dos dias presentes, o Madureira se portou como Madureira: O Imortal Tricolor Suburbano que jamais desiste da vitória!

terça-feira, 20 de março de 2012

Classificação Geral do Campeonato Carioca e comentários sobre a situação do Madureira.



Depois de transcorridas 4 rodadas da Taça Rio, a classificação segue com Bangu e Americano na zona de rebaixamento, porém, desta vez em ordem invertida. Depois de vencer nosso time na nossa casa, o Bangu começa a dar sinais de vida e deixa a lanterninha em Campos, nas mãos do Americano.
O que é vergonhoso e ao mesmo tempo preocupante para nós é que o Madureira é o primeiro time fora da zona de rebaixamento e que, atualmente tem jogado o pior futebol do campeonato.
O Bangu está abaixo de nós devido a campanha pífia que fez na Taça Guanabara, porém, atualmente o time do Bangu joga muito melhor que o time do Madureira e a continuar dessa maneira, o Bangu tem mais chance de vencer os próximos confrontos do que o Madureira.
O Americano também tem apresentado um futebol de qualidade tão ruim quanto o nosso, mas ainda me parece que os jogadores do alvi-negro campista têm um pouco mais de vontade do que os atletas do Madureira.
Pelo andar da carruagem, com nosso time despencando na tabela a cada rodada, nossa permanência na primeira divisão torna-se cada vez mais improvável.
Uma vergonha para um time da tradição do Madureira!!!
Está na hora de fazer alguma coisa. É nítido que, embora não de pra culpar o tecnico porque os jogadores são horríveis, o time com o Luiz Cláudio não estava tão ruim como agora.
O Luiz Cláudio não tinha como conduzir o time para as vitórias já que ele não entrava em campo. Os jogadores nunca colaboraram. Mas a gente conseguia ao menos estar invicto jogando em Conselheiro Galvão. Fizemos uma excelente partida contra o Botafogo na qual a arbitragem foi decisiva para segurar o empate (tinhamos tudo para vencer se não fosse o juiz), Jogamos bem contra o Flamengo e fomos derrotados por um erro individual do zagueiro que marcou contra. Agora, desde a chegada do Gabriel Vieira não temos feito nenhum jogo bom. Contra o Americano mesmo decidimos a partida no último minuto; jogando em casa contra um time tão fraco como o Americano tínhamos que ter aberto uma vantagem maior no placar, fazer 1 x 0 e segurar até o fim é muito arriscado. Perdemos duas partidas consecutivas em Conselheiro Galvão. (A última vez que havíamos perdido um jogo em casa foi contra o Ipatinga em julho do ano passado. E que se diga que o time do Ipatinga era muito bom.)
Reparem que todas as derrotas que o Madureira sofreu com o comando do Luiz Cláudio esse ano haviam sido por no máximo 2 gols de diferença e todas fora de casa.

Bonsucesso  3 x 1  Madureira (em Moça Bonita)
Olaria  2 x 1  Madureira  (na rua Bariri)
Flamengo  1 x 0  Madureira  (no Engenhão)
Resende  2 x 1  Madureira  (no estádio do Trabalhador em Resende)

Agora com o Gabriel Vieira no comando sofremos duas goleadas fora de casa e duas outras derrotas em casa

Vasco da Gama  3 x 0  Madureira (em São Januário)
Volta Redonda  3 x 0  Madureira  (no estádio Raulino de Oliveira em Volta Redonda)
Madureira  0 x 1  Bangu  (EM CASA!!!)
Madureira  0 x 2  Criciúma  (EM CASA!!!!!!!!!!!!!)

Se compararmos os resultados positivos também vemos a diferença. Uma vitória no desespero sobre o time horroroso do  Americano com Gabriel

Madureira  2 x 1  Americano  (Em Casa)

Contra 1 vitória sobre um time muito bom em casa e um empate contra um time grande em partida que o juiz jogou contra nós

Madureira  2 x 2  Botafogo  (Em casa)
Madureira  1 x 0  Macaé  (Em Casa)

Os números mostram claramente que embora o time estivesse mal sob o comando do Luiz Cláudio, a entrada do Gabriel Vieira serviu apenas para piorar a situação.

É preciso reagir urgentemente ou ano que vem estaremos na segundona. Como eu já disse antes, vamos rezar, porque só Deus mesmo pra salvar esse time. Se depender dos jogadores e da comissão tecnica estaremos perdidos!

segunda-feira, 19 de março de 2012

SALVE SÃO JOSÉ !!!!



Hoje, dia 19 de Março é dia do nosso querido São José, glorioso padroeiro do Madureira Esporte Clube.
Gostaria de prestar minhas homenagens a este grande padroeiro que muito nos ajuda em todas as atribulações de nossas vidas!
Salve São José!!!

Oh! glorioso São José, a quem foi dado o poder de tomar possíveis as coisas humanamente impossíveis, vinde em nosso auxílio nas dificuldades em que nos achamos.
Tomai sob a vossa proteção a causa que vos confiamos, para que tenha uma solução favorável.
Oh! Pai muito amado, em vós depositamos toda nossa confiança.
Que ninguém possa jamais dizer que vos invocamos em vão.
Já que tudo podeis junto a Jesus e Maria, mostrai-nos que vossa bondade é igual ao vosso poder.
São José, a quem Deus confiou o cuidado da mais santa família que jamais houve, sede o pai e protetor da nossa e impetrai-nos a graça de vivermos e morrermos no amor de Jesus e Maria.
São José do Perpétuo Socorro rogai por nós que recorremos a vós.

São José, ilumine nossos caminhos e os caminhos do Madureira e que, se for da vontade de Deus, que possamos alcançar melhores resultados, e que caso tenhamos mais derrotas que saibamos aprender com nossos erros para jamais repetí-los no futuro! São José, abençoe o Madureira Esporte Clube e a toda torcida tricolor!

domingo, 18 de março de 2012

O Caminho da Decadência


Senhores, mais uma vez nosso time mostrou o quanto é incompetente e sem vergonha: Fomos derrotados dentro de casa pela equipe do Bangu.

O Clima que cercava Conselheiro Galvão na tarde de sábado 17 de março de 2012 era de apreensão. Apreensão em todos os sentidos. Por parte da torcida do Madureira um grande nervosismo devido a preocupação com o time. No lado dos torcedores visitantes do Bangu, a mesma situação. Para aumentar mais ainda o clima negativo na região, pouco antes de começar a partida eclodiu uma "guerra" do lado de fora do estádio entre torcedores (se é que dá pra chamá-los assim). Com o conflito no entorno do clube, os pacatos moradores de Madureira e as pessoas que ali estavam para fazer compras no mercadão começaram a sair correndo e se abaixarem com medo do que poderia acontecer. Vergonha para os dois times. Os "torcedores" de ambas as equipes deveriam estar mais compenetrados em fazer faixas de protesto e cobrar mais empenho de seus jogadores em vez de ficar criando briguinha com outros "torcedores".

Mas enfim, o jogo começou com o Madureira se lançando ao ataque e buscando o gol. Infelizmente nossa equipe é muito fraca e os atacantes precisariam que o gol fosse 10 vezes maior do que é para poderem marcar.
O Bangu teve poucas chances, mas buscava explorar os contra-ataques. Enquanto isso, o tecnico Gabriel Vieira lançava a equipe tricolor para frente. Mas com a qualidade muito ruim do nosso time, em quase nenhum momento levamos perigo ao gol alvi-rubro.
A melhor chance veio aos 38 com Carlinhos que, se tivesse tido mais sorte, teria acertado o gol.

Já no segundo tempo o cenário foi diferente. Como tem sido a marca do Madureira desde a chegada do Gabriel Vieira, o segundo tempo consegue ser mil vezes pior que o primeiro.
O Bangu começava aos poucos a gostar do jogo e o Madura mostrava que não tinha nenhuma disposição para tentar abrir o marcador. Uma coisa é o time não ter qualidade, mas o nosso caso não é apenas isso, o time não tem qualidade, não tem vontade, nem sangue, nem disposição e nem vergonha na cara.

Sem perceber a mínima vontade do Madureira em ganhar o jogo, o time da zona oeste foi aos poucos se lançando ao ataque e num lance de puro descaso a defesa tricolor deixou a pelota escapar e cair nos pés de  Almir que chutou sem piedade pro fundo do gol. Foi um chute muito bom que não deu chances ao goleiro Cleber (Almir já tinha feito um gol praticamente igual contra o Botafogo na rodada anterior. Será que ninguém do Madureira ve os jogos do adversário para se preparar melhor???)

Com a vantagem no placar, o Bangu soube segurar o resultado de maneira inteligente, mas apesar das pessoas do clube dizerem que "a bola insistiu em não entrar", quem estava no estádio viu que não foi bem assim. Qualquer bola insistiria em não entrar quando os jogadores chutam de maneira incompetente. Não teve bola na trave nem grande defesa do goleiro do Bangu. Nossos jogadores (se é que dá pra chamá-los assim) pareciam mirar a pobre árvore que fica dentro do clube ou então o telhado do Mercadão.
E como se não soubessem que são péssimos chutadores, nossos atletas continuavam arriscando de longe ao invés de trabalhar a bola. pareciam realmente que queriam se livrar logo da pelota. UMA VERGONHA!!!!

Ao fim do jogo, vitória banguense e onde estava a torcida para protestar? Acho que já está mais do que na hora da torcida tricolor expressar em altos brados sua insatisfação com o time.
Mas como quem temesse isso, os jogadores sairam correndo covardemente para dentro do vestiário ao invés de darem a cara a tapa. Preferiram se esconder lá dentro do que ficar ali para ouvir a revolta da torcida.
Acho que já passou do tempo para o clube tomar vergonha na cara e arrumar um elenco melhor e um treinador digno da tradição do Madureira

Perdemos a Copa do Brasil, perdemos a honra e o respeito. O que nos resta agora? Resta lutar para conquistar o milagre de permanecer na Série A. Milagre mesmo! Não adianta achar que o Bangu e o Americano estão atrás, mas o futebol do Madureira atualmente é, junto com o Americano, o pior! Com esse futebol que o Tricolor Suburbano vem apresentando a Série B começa a parecer cada vez mais real para nós.
O jeito é rezar, torcer e protestar. Porque confiar nesse elenco é mais difícil que acreditar em Papai Noel e Coelhinho da Páscoa.